Content feed Comments Feed

Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Devem ser publicadas hoje, 29, no Diário Oficial da União novas normas para produtos orgânicos. Até dezembro deste ano a cadeia produtiva deve se adequar.

Foram definidas três instruções normativas que estabelecem normas técnicas para os produtos processados, a certificação para o extrativismo sustentável orgânico e os mecanismos de controle.

Pela regulamentação, o selo orgânico foi unificado e as exigências seguem a um padrão único.

Desde domingo, 24, comemora-se em todo o país a Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa do Ministério da Agricultura, tem como objetivo a promoção de eventos para esclarecer a população sobre as vantagens desse tipo de produção e do consumo desses alimentos.

No mês passado um convênio com os correios permitiu a abertura do mercado para o exterior, como mostra a reportagem a seguir:

Por: Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Na segunda-feira, dia 20, a primeira remessa de produtos orgânicos de pequenos agricultores foi enviado pelos Correios para o exterior. Um convênio entre o Parque de Tecnologia Social (PTS), o Cexpar (Instituto de Comércio Exterior do Paraná), a Infraero e os Correios, facilita a exportação.

O convênio foi assinado durante a Feira Orgânica 2009, uma das atrações do 28.ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper).

De acordo com Paulo Cunha, coordenador da  Griffe Orgânica, braço comercial do Parque de Tecnologia Social, países como Canadá,  Estados Unidos, França e Alemanha, já começam a receber mel orgânico, chá e caqui em passas.

Os produtos são enviados pelo Exporta Fácil, dos Correios, que permite que pequenas, médias empresas e pessoas físicas exportem para mais de 200 países de forma facilitada. A alternativa ainda tem como vantagem a redução de custos. Em todo o país oito mil agências estão habilitadas para realizar o serviço.

A medida abre espaço para a produção brasileira no exterior, "até agora são pelo menos seis cooperativas que vão exportar dessa, forma, além de algumas dezenas de produtores", diz Cunha. O coordenador adianta que novas cooperativas e produtores estão interessados na possibilidade e que está conversando com os cooperados para a criação de um consórcio de exportação.


 

Fonte: Ambiente Brasil

0 comentários

Postar um comentário

Compare Produtos, Lojas e Preços

Deixe seu recado!

Add to Technorati Favorites
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Anúncio provido pelo BuscaPé